Pular para o conteúdo principal

Categoria Música: Belchior e os poemas de Drummond.


Bom, pra quem gosta de uma boa música aqui vai uma dica que, em minha opinião, despertará a curiosidade acerca deste nome. Minha dica é o cantor, poeta, pintor e compositor Belchior.
É isso pessoal, por mais que alguns afirmem que existem “intocáveis” compositores brasileiros, a exemplo de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius, dentre outros, este cearense despertou minha curiosidade e me fez perceber que a música não tem limites estéticos, e que não existem tais cantores intocáveis.
Sem bajulice ou coisa parecida, aqui escrevo sobre este figura por sentir e perceber a um bom tempo a qualidade de suas composições. A diversidade presente em sua obra é marcante e os ritmos se confundem numa salada de poesia, filosofia e estilos musicais. Inúmeras são as músicas que há tempo são apreciadas pelo gosto popular: “Apenas um rapaz latino-americano, Medo de avião, Fotografia 3x4 e Tudo sujo de batom”, são exemplos que já se tornaram banais.
Sua originalidade estética não se resume apenas a essas músicas, seu repertório é variado, caracterizado por traços marcantes da nossa música popular brasileira, além de outros ritmos sul-americanos. Escutar Belchior é um exercício satisfatório, é como se ele estivesse cantando um pouco da vida de cada um de nós, imigrantes, negros, anarquistas, nordestinos e sul-americanos, se identificam com suas canções.
Julgamos a qualidade de uma música, acredito eu, pela sua harmonia entre a letra e a sonoridade, quando essas duas coisas apresentam uma certa sintonia julgamos tal música como boa. Mas, também existe a questão do gosto, de fato, quando algo agrada nossos ouvidos o discernimento acerca da qualidade da música vereda por outros caminhos.
Por isso, deixo aqui minha opinião acerca do Belchior, pois, acredito que quem já o ouviu nunca tenha deixado de fazer e quem ainda não teve a oportunidade e/ou ocupação para tanto, talvez desperte a curiosidade.
Sua discografia é bastante diversificada segundo o “Wikipédia” são basicamente mais de 16 discos, dos quais abro um parêntese para Alucinação de 1976, Objeto Direto 1980 e Coração Selvagem 1977. E mais, pra quem curti poesia, principalmente Carlos Drummond de Andrade, Belchior musicou alguns poemas desse poeta mineiro, e aqui vai um presente para vocês, esse disco chamado “As várias caras de Drummond”:

Disco I: http://www.mediafire.com/?djmmsv5mmci
Disco II: http://www.mediafire.com/?myjjnxyzjnm

Comentários

  1. Cara,vc sabe de alguem que pode me vender esse cd??? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.sebosonline.com/eshop/default.aspx?LojistaID=X+YGZAHeRo8=

      Excluir
  2. Rafael obrigado pelos links, descobri Belchior em 2013, antes era só "medo de avião" entre outras, agora estou quase terminando a discografia e estou apaixonado por sua obra vasta e sul-americana...haha...te recomendo escutar também Elogio da Loucura(1988), Baihuno(1993)

    ResponderExcluir
  3. Sim, também conheço, são belas obras.... e muito obrigado por comentar essa postagem, fico grato!

    ResponderExcluir
  4. Muito muito obrigado por disponibilizar esse material, cara.
    Isso é tão raro que nem consta de algumas discografias.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Valeu! dicas ótimas para baixar os cds. Eu comprei e um arranhou e o outro quebrou. Muito bom disponibilizar estas músicas para que possamos estudá-las. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sou fã há 40 anos.....é o melhor....jamais morrerá...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parábola do velho solitário

Certo dia um velho acordou e se viu num quarto vazio. O único objeto que se via era um espelho velho pendurado na parede. Nada de móveis, livros, roupas, nada, e ele, o velho, se encontrava deitado no chão olhando ao redor de si mesmo. Atônito resolveu se levantar e se dirigiu direto ao espelho. Ao se aproximar se deparou com um rosto familiar, “Este sou eu”, afirmou, como uma suposta sensação de indiferença. Via o quanto o tempo foi cruel com ele, e lembrando dos tempos de infância se surpreendeu em ver no espelho um sorriso refletido. Voltando a sua situação peculiar, percebeu que o quarto também não possuía janelas nem porta, apenas um pequeno buraco no teto no qual a luz invadia iluminando aquele pequeno espaço, isso lhe deu a impressão de estar sufocado e o ambiente aos poucos foi se tornando insuportável. Agoniado, minuciosamente analisava cada canto do quarto, mas, logo percebeu que tal tarefa era inútil, e que realmente estava preso e sua única companhia era aquele espelho

Me leva correnteza!

Num muro branco enormes letras vermelhas de uma pichação formam a frase: “Me leva correnteza!” Todos os dias passo por esse mesmo lugar, e lá estão em letras garrafais: “Me leva correnteza!” Quem teria escrito tamanha impulsividade, força, desejo? Que correnteza tamanha seria essa capaz de arrastar o meu EU? “Me leva correnteza!” Deixaram para trás, aquele pensamento, momento, uma espécie de mandamento existencial, Que toda vez que vejo, parece fazer menção a força vital das coisas. Correnteza, constante, sem rumo traçado, levando com sua força a inércia das pedras, Meu cotidiano, os quadrantes da minha vida comum. Correnteza, corrente de águas, fluxo e fluidez, Nos dizeres pichados em muros, as marcas de cada um de nós. “Me leva correnteza!” Lembrete diário para uma vida inteira, Do esforço mágico e atrevido, subversivo, por que não? De quem sai a pichar muros, como uma brincadeira com giz de cera Criança rabiscando nas paredes, “Me leva correnteza!”