Pular para o conteúdo principal

O desvelar de um sonho


“Sou ignóbil, ignóbil, ignóbil! Acreditei durante considerável tempo em minha vida, neste asqueroso ser intangível, mortificando-me todos os dias”. Foram essas as malditas palavras que pronunciei ao me ver enfraquecido diante da medonha idéia do ser supremo. Solapado de crendices tradicionais, presenciei minha miséria de espírito e fui capaz de ser covarde face as minhas incertezas. Foi um preciso sonho que me desvelou a inutilidade da existência divina e sua cruel realidade distinta. Ao me deitar depois de um dia cansativo e insípido, fechei meus olhos e dei início a minha prece. Numa seqüência habitual parti do pai nosso, e logo estava empreendido numa reverência súplica à madre pura e superiora mãe de todos os pecadores. O sono veio como um desmaio e o inconsciente ditou as normas do meu organismo. Tudo era escuridão numa imensidão assombrosa, vozes se entrecortavam sendo impossível distinguir palavras, frases, sílabas, eram no mais ruídos incompreensíveis, porém ruídos humanos. Recordo muito pouco das minúcias do fato sonhado, e admito que inúmeras outras coisas passaram despercebidas, mas isto são questões próprias dos sonhos, nem sempre recordamos por completo, e as imagens avulsas lampejam a memória com figuras fugidias. Resguardo a lembrança de várias pessoas ao pé de uma cruz na qual um corpo juvenil agonizava de dor. E todas aquelas pessoas extasiavam diante desta imagem. Cada qual cuspindo palavras naquela imensidão negra, onde apenas a cruz e as faces próximas a ela poderiam ser vistas. Recordo que este mesmo corpo era do sexo masculino e havia inúmeras chagas na sua extensão. Era uma imagem, que para muitos pode parecer cruel, aterrorizante, o cúmulo da maldade, da tortura, mas nada disso me incomodava e por incrível que possa parecer, até o momento estava indiferente a tudo. Aquele pobre homenzinho agonizava e seu grito era cada vez mais alto, numa intensidade indescritível causando enorme entusiasmo a todos aqueles que presenciavam o ritual, se é que posso nomear como tal, mas inúmeras são as características que se assemelham a determinada definição, mas deixemos esta problemática de lado e sem mais delongas acerca do que poderia se tratar este incomum acontecimento vi todos aqueles seres se lançarem em direção ao jovem crucificado, e cada qual lutava por uma parte do seu pequenino corpo. Neste momento também senti vontade em arrancar o meu pedaço mas não tive força suficiente para me mover, e angustiado fiquei encravado no mesmo lugar. Os gritos de dor daquela criança chegaram ao fim, e num instante aquela multidão antropofágica sumiu na escuridão, restando apenas eu e a cruz toda manchada de sangue. O cheiro insosso de sangue me tentava a aproximar da cruz, e logo me vi ajoelhado diante desta, aos pouco fui sentindo um prazer incomum tomar conta do meu corpo e logo estava extasiado defronte com aquela imagem. O silêncio se tornou condição, e como que num gozo eterno gemi, e esse meu gemido ressoou na escuridão. Acordei atônito e todo molhado dos pés a cabeça, por conta do suor, mas me sentia pleno, como se acabasse de ter copulado. As imagens ainda eram frescas na minha cabeça, e no mesmo instante me levantei e avistei na parede, no alto da cabeceira da minha cama, um crucifixo velho e empoeirado que herdara há muito tempo da minha progenitora. Peguei-o e olhei aquela imagem mesquinha e estúpida, não lembrava mais do sonho, lancei este objeto no canto do quarto, lavei meu rosto e como um presságio que anuncia o futuro incerto, senti prazer com tudo isso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Categoria Música: Belchior e os poemas de Drummond.

Bom, pra quem gosta de uma boa música aqui vai uma dica que, em minha opinião, despertará a curiosidade acerca deste nome. Minha dica é o cantor, poeta, pintor e compositor Belchior. É isso pessoal, por mais que alguns afirmem que existem “intocáveis” compositores brasileiros, a exemplo de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius, dentre outros, este cearense despertou minha curiosidade e me fez perceber que a música não tem limites estéticos, e que não existem tais cantores intocáveis. Sem bajulice ou coisa parecida, aqui escrevo sobre este figura por sentir e perceber a um bom tempo a qualidade de suas composições. A diversidade presente em sua obra é marcante e os ritmos se confundem numa salada de poesia, filosofia e estilos musicais. Inúmeras são as músicas que há tempo são apreciadas pelo gosto popular: “Apenas um rapaz latino-americano, Medo de avião, Fotografia 3x4 e Tudo sujo de batom”, são exemplos que já se tornaram banais. Sua originalidade estética não se resume apenas a es

Parábola do velho solitário

Certo dia um velho acordou e se viu num quarto vazio. O único objeto que se via era um espelho velho pendurado na parede. Nada de móveis, livros, roupas, nada, e ele, o velho, se encontrava deitado no chão olhando ao redor de si mesmo. Atônito resolveu se levantar e se dirigiu direto ao espelho. Ao se aproximar se deparou com um rosto familiar, “Este sou eu”, afirmou, como uma suposta sensação de indiferença. Via o quanto o tempo foi cruel com ele, e lembrando dos tempos de infância se surpreendeu em ver no espelho um sorriso refletido. Voltando a sua situação peculiar, percebeu que o quarto também não possuía janelas nem porta, apenas um pequeno buraco no teto no qual a luz invadia iluminando aquele pequeno espaço, isso lhe deu a impressão de estar sufocado e o ambiente aos poucos foi se tornando insuportável. Agoniado, minuciosamente analisava cada canto do quarto, mas, logo percebeu que tal tarefa era inútil, e que realmente estava preso e sua única companhia era aquele espelho

Sobre a morte de Belchior

Dia 30 de abril os principais jornais do país anunciam a morte do cantor e compositor Belchior, uma “ferida viva no meu coração”, isso mesmo, uma ferida repentina, uma angústia, não sei ao certo, me atingiu naquele exato momento. Custei acreditar o poeta tinha nos deixado, “tenho sangrado demais” e mais uma notícia triste selava o primeiro semestre de 2017, num país que cada vez mais ficava pobre, em alma, em voz. “Como uma metrópole o meu coração não pode parar” pensei, vida que segue, o aventureiro cearense tinha nos deixado uma obra imensa para que ainda possamos lembrar de seu nome e imagem. Hoje, se me propus a escrever sobre esse fato, foi simplesmente pelo desejo de deixar “na parede da memória essa lembrança é um quadro que” me dói mais. Belchior é um nome a ser lembrando e descoberto por muito tempo, como um visionário temia um futuro de intolerâncias, de medo e de pequenez humana. “Nada é divino, nada é secreto, nem misterioso” mas continuo a aprender com a vida, talvez foi