Pular para o conteúdo principal

Da postura estudantil jornalística e suas complacências

Se os jornalistas em si já constituem uma grande parcela da sociedade não pensante, com suas posturas acríticas e comportamentos mercenários, o que dizermos dos futuros jornalistas, ou melhor, dos estudantes de jornalismo?

Podemos atribuir um caráter desprezível a tal profissão, pois, depois dos padres, da polícia fascistóide e daqueles que dizem detentores do saber, os professores acadêmicos, não existe hoje no bra$il e principalmente em campina grande ocupação mais inútil.

O estudante, esse acéfalo social, que há tempos perdeu o caráter questionador de épocas passadas, sua última expressão digna de registro foi em 1968 na frança quando ainda existiam cabeças pensantes que buscavam se constituírem como indivíduos históricos, conluio de estudantes enraivecidos e questionadores, desde muito tempo vem sendo objeto de manipulação partidária onde políticos se digladiam pelos seus interesses. A “UNE” maior exemplo real de toda essa canalhice, facção reformista dos direitos estudantis há algumas décadas vem se especializando em criar falsos inimigos, dissimulando seus verdadeiros interesses por trás dessa face tão dócil que se chama estudante. Eles aprenderam muito bem com os seus mártires fascistas soviéticos.

O estudante na sua miséria real se entope com discursos irreais, velharias de épocas distantes que hoje não se sustentam mais. O engajamento não é mais uma necessidade e sim um produto novo a ser consumido, daí que ele se contenta com um disco do chico buarque e algumas abstrações desconexas com o real que aprendeu, ou melhor, vomita em todos os lugares que compreendeu uma nova teoria na universidade.

Tenho uma aversão a tudo isso, mas não ao estudante e sua miséria e sim a sua complacência diante dela. Nas universidades isso já é uma triste realidade, não passa na cabeça do estudante buscar compreender sua condição no mundo, o seu papel como individuo questionador, pelo contrário, a sua doentia propensão à passividade, ao consumismo, a alienação lhe é mais cômoda, a postura crítica é insuportável, chata e não leva a lugar nenhum. Todos eles querem vencer na vida e se constituírem como plenos consumidores medíocres vislumbrando os produtos que a vida capitalista pode proporcionar.

Todas essas características também são aplicáveis aos estudantes de jornalismo, e pior ainda, pois eles não percebem nada disso e se comportam como sujeitos pensantes, como é risória essa atitude. Hoje eles se esperneiam depois que concretizaram a inutilidade dos seus diplomas. Esse status figurativo caiu por terra e refletiu no ego dos estudantes que desesperados buscam culpados. Estúpidos não percebem as readaptações forçadas de um mundo tecnocrata que subjuga comportamentos, relações e consequentemente profissões. A universidade institucionaliza a ignorância produzindo seres não pensantes prevalecendo o ensino mecânico e especializado. Para que tanta relevância acerca do diploma? Viram-se lesados?

A institucionalização do saber sempre foi um mal, não é de hoje que ela limita o conhecimento humano sujeitando e desmerecendo a capacidade de cada um de nós. As exigências do capitalismo moderno fazem com que os estudantes, na sua maioria, venham a ser “profissionais qualificados” que se adaptem ao mundo técnico mercantil, e as universidades garantem tudo isso. O jornalista não é uma exceção, ele se insere nesse contexto como mais uma profissão técnica dentre inúmeras outras. Alguns vão se fazer lembrar épocas passadas com alusões ao jornalismo de postura combativa, mas isso se perdeu na memória, virou registro acadêmico com apenas finalidade bestial analítica, um passado em livrarias e alguns livros nostálgicos. Fazer reviver essa postura, creio eu, pelo menos aqui nesta cidade seja impossível, só basta observar o semblante desses estudantes, os seus interesses, suas visões de mundo. A maioria está preocupada com sua vestimenta, com seus futuros casórios, com as “fofoquinhas” de final de semana, que convenhamos é bem típico de um jornalista, estão perdidos no irreal mundo vivido.

Deixar pública minha visão acerca dessa ocupação, não apenas exclusivamente ao estudante de jornalismo, mas também a todos os outros, é uma suposta necessidade em que me vi motivado. O tédio corroe meus sentimentos e minhas reflexões quando todos os dias me vejo forçado a conviver com tais condições. Também estou inserido nessa dinâmica estúpida e hipócrita, mas prefiro antes de tudo resguardar meu senso-crítico como meio de discordar, me postando avesso a todo esse comportamento comum.

Existe uma lógica por trás disso tudo que nos impõe uma existência pré-estabelecida. Somos parte de um jogo onde somos peças postas num tabuleiro e pouco conhecemos acerca das regras e dos jogadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Categoria Música: Belchior e os poemas de Drummond.

Bom, pra quem gosta de uma boa música aqui vai uma dica que, em minha opinião, despertará a curiosidade acerca deste nome. Minha dica é o cantor, poeta, pintor e compositor Belchior. É isso pessoal, por mais que alguns afirmem que existem “intocáveis” compositores brasileiros, a exemplo de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius, dentre outros, este cearense despertou minha curiosidade e me fez perceber que a música não tem limites estéticos, e que não existem tais cantores intocáveis. Sem bajulice ou coisa parecida, aqui escrevo sobre este figura por sentir e perceber a um bom tempo a qualidade de suas composições. A diversidade presente em sua obra é marcante e os ritmos se confundem numa salada de poesia, filosofia e estilos musicais. Inúmeras são as músicas que há tempo são apreciadas pelo gosto popular: “Apenas um rapaz latino-americano, Medo de avião, Fotografia 3x4 e Tudo sujo de batom”, são exemplos que já se tornaram banais. Sua originalidade estética não se resume apenas a es

Parábola do velho solitário

Certo dia um velho acordou e se viu num quarto vazio. O único objeto que se via era um espelho velho pendurado na parede. Nada de móveis, livros, roupas, nada, e ele, o velho, se encontrava deitado no chão olhando ao redor de si mesmo. Atônito resolveu se levantar e se dirigiu direto ao espelho. Ao se aproximar se deparou com um rosto familiar, “Este sou eu”, afirmou, como uma suposta sensação de indiferença. Via o quanto o tempo foi cruel com ele, e lembrando dos tempos de infância se surpreendeu em ver no espelho um sorriso refletido. Voltando a sua situação peculiar, percebeu que o quarto também não possuía janelas nem porta, apenas um pequeno buraco no teto no qual a luz invadia iluminando aquele pequeno espaço, isso lhe deu a impressão de estar sufocado e o ambiente aos poucos foi se tornando insuportável. Agoniado, minuciosamente analisava cada canto do quarto, mas, logo percebeu que tal tarefa era inútil, e que realmente estava preso e sua única companhia era aquele espelho

Sobre a morte de Belchior

Dia 30 de abril os principais jornais do país anunciam a morte do cantor e compositor Belchior, uma “ferida viva no meu coração”, isso mesmo, uma ferida repentina, uma angústia, não sei ao certo, me atingiu naquele exato momento. Custei acreditar o poeta tinha nos deixado, “tenho sangrado demais” e mais uma notícia triste selava o primeiro semestre de 2017, num país que cada vez mais ficava pobre, em alma, em voz. “Como uma metrópole o meu coração não pode parar” pensei, vida que segue, o aventureiro cearense tinha nos deixado uma obra imensa para que ainda possamos lembrar de seu nome e imagem. Hoje, se me propus a escrever sobre esse fato, foi simplesmente pelo desejo de deixar “na parede da memória essa lembrança é um quadro que” me dói mais. Belchior é um nome a ser lembrando e descoberto por muito tempo, como um visionário temia um futuro de intolerâncias, de medo e de pequenez humana. “Nada é divino, nada é secreto, nem misterioso” mas continuo a aprender com a vida, talvez foi